Marcado: 

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12697

    Na minha rotina de atendimento tento alertar os clínicos e também os tutores que as dosagens de ureia e creatinina não devem ser realizados para todos os pacientes como exames pré-operatórios. E que na grande maioria dos casos após um atendimento clínico adequado (identificação, anamnese e exame físico), provavelmente a urinalise seria o melhor exame para avaliação do sistema urinário. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse assunto. Pois diversas vezes tive pacientes “descompensados” após procedimentos cirúrgicos que apresentavam ureia e creatinina normais mas que provavelmente já tinham algum comprometimento da função renal. Como vocês fazem nas suas rotinas?

    #12760

    Acredito que na rotina quanto mais abrangente for a avaliação com exames complementares melhor, porém nem sempre é necessário. Por exemplo: Uma cadela com piometra. Exames como urinálise será mais útil como avaliação de lesão para suporte necessário do que propriamente para decidir sobre a realização de cirurgia naquele momento.
    Nesse caso, pode ser que mesmo um quadro de azotemia não vá impedir a cirurgia a não ser na descompensação clinica que ai sim poderá ser necessário o uso de outas medidas pré-operatória, como prova de carga, controle ácidobasico e eletrolitico, etc.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

Filosofando 01

Estudo de Caso 1

Episódio 4 Investigando a DRC

Episódio 3- 1, 2, 3, 4 o doente renal precisa desses números

Episódio 2 - DRC, uma doença sem cura

Episódio 1 Gatos e Cães, hoje, vivem mais! -Temporada DRC